17.5.07

Resenha - Wilco - Sky Blue Sky

Pra quem conhece o Wilco e gosta do seu som intrigante, pronto pra ser digerido ao longo de audições cheias de atenção, vai continuar adorando o som da banda. Mas nesse caso, Sky Blue Sky (Nonesuch, 2007) é mais direto e tem uma sonoridade mais simples, com menos timbres a serem descobertos. Mas mantém virtudes de sobra, por ser um disco em que sobram boas influências em melodias sinceras e guitarras que encontram um bom caminho de amadurecimento.
Quem dá o tom do disco é sem dúvida a paz entre o ditador assumido e líder da banda Jeff Tweedy e o eclético guitarrista Nels Cline. Fazem uma bela dupla realmente. A guitarra então faz o background do disco, passando por um melancólico soul em "You are my Face" e "Hate it Here" (Paul McCartney alegre padrinho!) e a antológica "Side with Seeds". O instrumento também aparece setentista, em outras como "Leave (Like you Found)" e "Either Way".
Apesar de ser mais sintético e linear, o disco mostra quem sabe, um maior amadurecimento de Tweedy tanto como músico e como líder da banda. O álbum pode se dizer, é uma bandeira de paz após infernos pessoais (Tweedy teve problemas com analségicos) . Wilco, afinal, se mostra uma verdadeira metamorfose, mas dessa vez sem o fantasma de Uncle Tupelo e sem tantas comparações com outras bandas.

Vídeo - What Light

4 comentários:

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fala, Placidao, comeh que ta?
Parabens pelo blog ai!

Abraco, Lucas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

conheço a Wilco bem superficialmente, mas depois desse post deu mta vontade de ouvir o cd.


boa descrição.



bjos!