19.4.07

Blues: Onde tudo começou...


Nascido precisamente no delta do rio Mississipi nos Estados Unidos esse estilo musical enraizado na cultura afro-americana, foi criado nos meados do inicio do séc. XX e só ganhou força e popularidade apenas nos anos 60 com a contra cultura e seu resgate nas músicas, precisamente no rock.
Com seus temas que remetem muitas vezes ao sexo de maneira explícita e também temas mais correntes como perdas e angústias era considerado música profana pelos brancos americanos.
Primeiramente, o "blues", eram canções religiosas praticadas pelos negros do sul dos Estados Unidos para afastarem a fagida provocada pela enorme carga horária de trabalho, geralmente nos campos de algodão tão comuns nessa região do país.
Então o blues que era inicialmente uma espécie de cancioneiro começa a inserir instrumentos como o violão acústico e a gaita de boca basicamente.
Dentro desse gueto afro-americano começam a surgir grandes compositores como Robert Jonhson, considerado um mito da música em geral pela falta de dados de sua vida e de uma lenda onde ele teria compactuado com o diabo para tocar guitarra, Son House o "pai" do blues, Howlin`Wolf, Willie Dixon, Muddy Waters e claro BB King.
Todos esses compositores foram influenciados pelos grandes nomes do rock como Keith Richards a Eric Clapton passado por Jimmy Page do Led Zeppelin.
Muitos é claro viveram na pobreza e seus nomes nem se quer parecem na história do blues, alguns como BB king e Muddy Waters têm uma relativa popularidade mas a maioria não recebeu os devidos créditos de suas composições e morreram no anonimato.

Veja esse vídeo de Howlin'Wolf junto com os Rolling Stones em um programa televisivo em 1965.








8 comentários:

Silvia Song disse...

E no final das contas, vc percebe que toda sociedade admira sua cultura, mesmo aquelas mais primitivas...e porque raios existem brasileiros que não suportam o samba?

vc me deve um comentário! =P
E gostei sim do blog
beijo

Gisele Brito disse...

Jesus é vc ?

Palavras Cifradas disse...

Só Jesus salva...

Mandou bem no Blues, Jesus...

Não existe só Pink Floyd no mundo...rsrsrs

Palavras Cifradas disse...

Comentário acima é da Sabrina, q sou eu...rsrs

Carolina Pera disse...

há há a Sá já falou pelo Blog, mas aqui estou também!!! Muito legal!! Uma vez assisti um programa na Tv Cultura e comentaram sobre a raíz religiosa, mas eu nem lembrava!! Jesus tbém é cultura!!!No duplo sentido claro!!! religião e autor.
COMENTA O MEU POST HEIM BRUNO?

Anônimo disse...

VALEU JESUSÃO, TEU POST TÁ MARAVILHOSO.

BEIJOS NA SUA BUNDA BRANCA!!

LUCÃO!!

Michele Roza disse...

Jesus: a benção!

Nem preciso começar falando que amei, né; vixi, já falei, hahahahaha
Continue nos contando mais sobre a fantástica história da fábrica de fazer música e suas origens.

Little Richard tbm é uma boa pedida! Lennon pirava com ele!

Bjões

Rafael Zito disse...

Grande Jesus, vou lhe confessar q musica nao eh mto minha praia. Sobre o texto, gostei da forma q vc escreveu, e de certa, forma apresentou a historia do blues pra um leigo com eu.

Abraço Rafael Zito.