2.5.07

Produção independente a alternativa viável

Um dos grandes problemas das bandas que ingressam no mercado fonográfico é com a questão da produção do próprio CD. Antigamente era necessário ter uma gravadora para fazer um álbum de boa qualidade, pois senão era preciso fazer as famosas gravações caseiras ou amadoras.

A produção, atualmente, está mais facilitada com os avanços tecnológicos do meio e também por causa da chamada produção independente, ou seja, aquela que o músico é responsável por todo o processo, desde a gravação, passando pela fabricação e culminando com a distribuição.

A produção independente é a via mais concreta para as novas bandas, porém, há uma série de percalços que os músicos devem tomar cuidado, antes de sair por aí gastando dinheiro, que geralmente é escasso, pois fácil é começar o difícil é terminar a produção de um CD.

Então os passos mais importantes para a criação de um álbum estão na sua elaboração, escolha do estúdio e distribuição. O começo de tudo está na elaboração, é onde vai se dar a cara do álbum, pois não se pode gastar com coisas que no final do projeto não serão utilizadas, então é necessário fazer um planejamento do que irá ser feito, assim já se define o repertório a ser gravado.

Depois a escolha do estúdio é de suma importância, pois é necessário um lugar apropriado e também que trate do assunto de maneira profissional, porque a qualidade do CD depende muito de sua gravação, assim não se pode economizar no estúdio, então esqueça aquele sobrado do lado de sua casa, que tem uma placa escondida informando que lá existe um estúdio.

Por fim, a distribuição é outro passo crucial na elaboração de um disco independente, para ter uma melhor atuação do produto final é preciso definir qual será o público alvo. Se este for de menor alcance, o ideal é fazer a venda direta, caso contrario há duas outras formas a distribuição ou a licença. Na distribuição quem paga a fabricação e os direitos autorais é você e a empresa encarregada apenas faz a venda e paga em média um valor de R$6,00 por disco, já na licença quem paga a fabricação o direito autora é a empresa e esta paga ao músico um percentual que varia entre os 15% do valor de capa.

Confiram outras discas do músico Henrique Cazes sobre como produzir um disco independente. Clique Aqui!

Um comentário:

RDS disse...

Não tinha entrado aqui antes galera, mas gostei, alternativo.
Achei informativo pra caramba, volto mais vezes e já adicionei o link de vcs ao nosso. Qualquer coisa é só passar lá no Simpósio.
Abraços